MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CURSO ONLINE E GRATUITO SOBRE O ESPORTE ORIENTAÇÃO É OFERECIDO PELO MEC PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Terça-feira, 9 de junho de 2020
Última modificação: Terça-feira, 9 de junho de 2020

O Instituto Península, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), oferece formação (cursos e conteúdos gratuitos) para que professores e coordenadores pedagógicos se tornem parceiros na missão de: (i) fomentar novas modalidades esportivas; (ii) trabalhar importantes competências com crianças e jovens, por meio dos valores do esporte; e (iii) tornar as escolas mais ativas. Dentre os cursos disponibilizados pelo Instituto, o “Impulsiona Esporte – Esporte Orientação”, desenvolvido no âmbito do Programa Impulsiona, objetiva divulgar e estimular o uso do esporte como ferramenta educacional no desenvolvimento integral dos alunos nas escolas do Brasil. Com o intuito de capacitar professores de Educação Física ou facilitadores do Programa Novo Mais Educação (PNME) que atuam nas escolas públicas e privadas de todo o país, esse curso propicia, ao público-alvo, importante mecanismo de conhecimento sobre essa modalidade e sobre as formas de ensiná-la na Educação Básica, de modo a incorporar esse esporte ao planejamento de aulas e ampliar o cardápio esportivo fornecido pelas instituições.

Com os avanços do Programa de Extensão Azimute Norte do CEFET-MG, iniciado em 2009, que possui como meta implementar o Desporto Orientação como uma atividade extraescolar e ferramenta de ensino, pesquisa e extensão com vistas à qualidade de vida, indicamos, aos professores de Educação Física das redes Municipais, Estaduais e Particulares, o curso “Impulsiona Esporte – Esporte Orientação”, o qual é totalmente online e gratuito. O curso aborda o que é a modalidade, seu histórico, princípios básicos de execução, além de orientações para ensiná-la dentro da Educação Física Escolar. Esse objetivo coaduna com a própria demanda da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a qual apregoa, na unidade temática “Práticas corporais de aventura”, a corrida orientada como modalidade a ser ensinada e praticada na Educação Básica.

Esse curso, realizado na modalidade a distância, utilizando a plataforma de ensino AVAMEC, com carga horária de 4 horas, é dividido em dois módulos, quais sejam:

 

MÓDULO 1: Orientação: mais um conteúdo para diversificar a Educação Física escolar. Apresenta-se a modalidade, seu histórico, a definição de Orientação, os instrumentos mapa e bússola, princípios básicos, percurso, além de propor seu uso como ferramenta pedagógica e interdisciplinar, inclusive no trabalho com a Educação Ambiental.

MÓDULO 2: Ensinando o Esporte Orientação. Apresenta-se atividades educativas para o ensino do esporte, atividades com mapas alternativos e atividades práticas para o trabalho do esporte com a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 

Sobre a metodologia do curso, é importante destacarmos que, sendo realizado na modalidade a distância, privilegia a autonomia do estudante, isso significa que o participante será o responsável por estabelecer sua própria rotina de estudos e poderá realizar o curso a qualquer hora ou lugar, desde que tenha acesso à internet. O curso é autoinstrucional, dado que o conteúdo é apresentado de modo autoexplicativo, com uma linguagem bastante clara e simples.

É válido ressaltarmos, ainda, que o curso tem como única atividade obrigatória a leitura de todo o material dentro do prazo de 15 dias corridos. Após a conclusão, o certificado ficará disponível para download no menu “Meus documentos” (basta clicar no menu “perfil” (onde fica sua foto), localizado no canto superior direito e depois clicar em “Meus documentos”).

 

Para acessar o curso é bem simples e rápido. Clique no aqui.

 

Venham participar conosco desta aventura!

 

Programa de Extensão Azimute Norte – CEFET-MG