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Complexo esportivo - CEFET-MG (Campus I)

Complexo esportivo – CEFET-MG (Campus I)

 

O Departamento de Educação Física e Desporto – DEFISD – está vinculado à Diretoria de Unidade Belo Horizonte (Campus I) e é um dos departamentos mais antigos do CEFET-MG, com 52 anos de existência na instituição. Veja aqui um link que relata um pouco desta história. O âmbito de atuação do Departamento também foi estabelecido pela Resolução CD 103/10 de 17 de agosto de 2010.  A constituição, organização, finalidades e atribuições, de uma maneira geral, dos departamentos, estão dispostos no Regulamento dos Departamentos.

A secretaria encontra-se na sala 10 do Ginásio Poliesportivo.

O DEFISD é a unidade organizacional do CEFET-MG responsável pela oferta de disciplinas relacionadas à Área de Educação Física, integradas às propostas político-pedagógicas da instituição para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e para a graduação. Além disso, suas professoras e seus professores desenvolvem atividades que podem ser verificadas em seus respectivos currículos, disponíveis a partir daqui.

Como resultado dessas atividades, e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2012a) o Departamento promove e incentiva atividades físicas e de expressão corporal, além de práticas esportivas. Essas atividades e práticas são resultado do trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física Escolar da instituição e estão articuladas à proposta pedagógica da área no CEFET-MG, materializadas nos planos de ensino das disciplinas ofertadas, e contribuem para a saúde, a sociabilidade e a cooperação, assim como estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2012a) e para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (BRASIL, 2012b).

No contexto de uma escola de Educação Profissional e Tecnológica, o trabalho realizado pelo DEFISD busca a integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura como base para o desenvolvimento dessas atividades e práticas no e além do currículo. Essa perspectiva tem como horizonte ofertar uma formação integral aos discentes para o exercício pleno da cidadania, com capacidade para atuar de forma crítica e criativa na formação social em que vivem, potencializando sua capacidade de contribuir para modificar o meio social em que estão inseridos (CEFET-MG, 2016).