MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Atividades

foto4

Campo society – CEFET-MG (Campus I)

 

Dentre as atividades desenvolvidas no DEFISD, as aulas e as práticas pedagógicas relacionadas à Educação Física Escolar são as principais atividades, tanto na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) quanto da graduação.

Ao longo dos anos, a partir dessas atividades, outras surgiram como parte integrante dos planos de ensino, particularmente, da EPTNM. A Festa Junina, que compõe o calendário letivo da instituição, a Gincana Solidária, as visitas técnicas, o torneios esportivos internos, os Jogos Intercampi do CEFET-MG e o Festival de Atletismo também compõem o conjunto de ações anuais.

O Festival de Atletismo é uma evento tradicional na instituição. Realizado desde 1976, conta com provas de corridas, saltos e arremessos adaptadas à realidade da escola. Resultado do trabalho pedagógico nos planos de ensino da Educação Física da EPTNM, é realizado em dia específico, programado no Calendário Escolar da Instituição, com participação dos(as) professores(as) do DEFISD como organizadores e realizadores, dos(as) alunos(as) da EPTNM como competidores(as) e, eventualmente, de convidados e alguns dos colegas servidores como apoiadores.

Os Jogos Intercampi do Cefet-MG, é um evento/atividade institucional de esporte escolar, criado em 2005 e realizado, anualmente, com as modalidades de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos gêneros masculino e feminino. Incluindo, inicialmente, as quatro modalidades previstas na sua criação, o Intercampi, ao longo dos anos, incorporou as modalidades de futebol soçaite, tênis de mesa e xadrez. Mantendo sua realização a cada ano, inicialmente, nas primeiras edições, com quatro modalidades, atualmente o Intercampi é realizado com apenas duas modalidades de quadra ou campo e uma modalidade de salão. Esses ajustes e atualizações têm relação direta com a expansão do Cefet-MG, que conta, atualmente, com 11 campi em Minas Gerais, sendo que participam dos jogos as unidades de: Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha. Na sua organização institucional, prevê-se a realização de cada edição em um campus diferente, privilegiando um movimento de integração na diversidade e na diferença entre as regiões onde o Cefet-MG está presente. Como parte do calendário institucional, o Intercampi tem um regulamento-base que prevê, entre outras coisas, uma Comissão Organizadora designada pela Direção-Geral da instituição e previsão orçamentária específica destinada para sua realização.

Importante registrar o Festival de Dança do CEFET-MG. Organizado e realizado pelo Defisd durante 20 anos, no ginásio poliesportivo do Campus I, que contava com apresentações de coreografias, performances e outras criações pelos alunos(as) e servidores(as) da instituição, alcançando expressiva participação da comunidade externa, para além dos familiares dos alunos. A dança, como manifestação significativa da cultura corporal na instituição, mantém-se no foco de interesse e o Defisd é o responsável pela Mostra de Dança incorporada aos Festivais de Arte e Cultura do CEFET-MG, realizados a cada dois anos, de forma descentralizada em todos os campi da instituição. Ela constitui-se ainda como modalidade ofertada nos Projetos Pedagógicos Especializados (PPEs), uma das atividades complementares e de aprofundamento de estudos previstas nos planos de ensino da Educação Física Escolar da EPTNM.

Como resultado dessas atividades nos planos de ensino, o DEFISD mantém, há mais de 20 anos, o trabalho pedagógico com equipes esportivas escolares no Campus I. Esse conjunto de práticas é o que chamamos PPEs e envolvem a participação de alunos e alunas dos cursos técnicos de nível médio e da graduação nas seguintes modalidades, além da dança: atletismo, basquete, futebol soçaite, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez. Por se caracterizarem, dentro dos planos de ensino, como atividades de aprofundamento nas modalidades ofertadas, os PPEs constituem-se em laboratórios de preparação para competições esportivas escolares, com caráter de atividades complementares e de extensão.

Moto-contínuo, a participação das equipes do Cefet-MG em atividades de competição esportiva escolar é notável. Além de torneios e outros eventos esporádicos, locais e/ou regionais, dos quais participam as equipes formadas no âmbito dos PPEs, importa destacar a participação nos Jogos das Instituições Federais de Educação Tecnológica da Região Sudeste (JIFETS), desde o seu início. Em 2016, o JIFETS completou sua 24.ª edição, com oferta de atividades competitivas em 12 modalidades, a saber: atletismo, basquetebol, futebol de campo, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia e xadrez. Participam do evento, além do Campus I e do Campus Araxá, do Cefet-MG: o Campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); e o Campus Campos Centro (IFF), o Campus Nilópolis (IFRJ), o Campus Ouro Preto (IFMG) e o Campus São Paulo (IFSP), respectivamente, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo.

Além dos JIFETS, importa pontuar a participação dos(as) alunos(as) do Cefet-MG nos Jogos dos Institutos Federais (JIF), evento promovido, anualmente, no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e que prevê etapas realizadas em cada uma das regiões do pais e uma etapa nacional com as equipes dos representantes selecionados em cada uma delas.

Ainda no âmbito das atividades realizadas, os campeonatos e torneios internos promovidos pelo Grêmio Livre Estudantil Arnaldo Cardoso Rocha e pelo Diretório Central dos Estudantes do Cefet-MG também são realizados nas instalações do Defisd e contam com apoio e supervisão dos(as) professores(as) e estagiários(as) da área. Outras atividades são desenvidas ainda pelas Associações Atléticas de cursos ofertados na graduação, que utilizam as instalações do Defisd que, por sua vez, assessora, apoia e supervisiona as atividades realizadas.

Outros setores da instituição desenvolvem atividades no complexo esportivo do Campus I. Um exemplo é o Projeto Passo Certo, iniciativa da Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho (SSRT).

Todas essas atividades, desenvolvidas, formalmente, nas instalações do Defisd, não impede sua utilização por alunos, servidores e comunidade externa, em geral, o que pode ser viabilizado e conta com supervisão de um(a) dos profissionais do departamento.